quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Por que devemos observar nossos pensamentos?

A TEORIA DAS CÉLULAS E O PENSAMENTO
 por Swami Sivananda


          “Uma célula é uma massa de protoplasma com um núcleo. É dotada de inteligência. Algumas células produzem secreção, outras excretam. As células dos testículos secretam o sêmen; as células dos rins excretam a urina. Certas células representam o papel de soldado. Defendem o corpo das investidas ou ataques de matérias venenosas estranhas ou de germes. Elas os digerem e os jogam fora. Certas células transportam os alimentos para os tecidos e os órgãos.
As células realizam seu trabalho sem o conhecimento consciente de nossa vontade. Suas atividades são controladas pelo sistema nervoso simpático. Estão em comunhão direta com a mente no cérebro.
Todo impulso da mente, todo pensamento, é transmitido às células. Estas são enormemente afetadas pelas várias condições ou estados de ânimo. Se na mente existir confusão, depressão e outras emoções e pensamentos negativos  estes serão transmitidos telegraficamente através dos nervos a cada célula no corpo. As células soldados  entram em pânico. Enfraquecem.  Ficam incapacitadas para executar corretamente suas funções. Tornam-se ineficientes.
Algumas pessoas pensam demais no corpo e não têm ideia do que seja o Eu, levam uma vida indisciplinada e desregrada, abarrotam o estômago de doces e de bolos, etc. Não dão descanso aos órgãos de digestão e de excreção. Sofrem de fraqueza e de moléstias. Os átomos,  moléculas e células em seus corpos produzem vibrações desarmoniosas e discordantes. Carecem de esperança, confiança, fé, serenidade e alegria. São infelizes. A força vital não está funcionando direito. O nível de sua vitalidade é baixo. Têm a mente cheia de medo, desespero, preocupação e ansiedade.”

O PENSAMENTO PRIMORDIAL E A CIÊNCIA MODERNA
O pensamento é a maior força na terra. O pensamento é a arma mais poderosa na estrutura de um yogue. O pensamento construtivo transforma, renova e edifica.
As possibilidades de longo alcance desta força foram desenvolvidas até a perfeição, de maneira exata, pelos antigos que dela fizeram um uso extraordinário.
Porque o pensamento é a força primordial que se encontra na origem e por trás de toda criação; a gênese de toda a criação fenomenológica foi concebida num único pensamento que surgiu na Mente Cósmica.
O mundo é a manifestação da Ideia Primordial. Este Primeiro Pensamento que se manifestou como uma vibração saindo da eterna Quietude da Essência Divina. Na terminologia clássica esta é a referência à Ichha, desejo do Hiranyagarbha, Alma Cósmica, que se originou como um Spandana ou vibração.
Essa vibração em nada se assemelha à rápida oscilação de partículas físicas, pois é algo infinitamente sutil, tão sutil a ponto de ser inconcebível para a mente normal.
Mas isso tornou claro que, em última análise, todas as forças são pura vibração. Depois de suas prolongadas pesquisas da natureza física externa, a ciência moderna chegou, ultimamente, a essa conclusão.

O RÁDIO E OS YOGUES RAROS
O rádio é um elemento raro; como ele são os yogues que controlam seus pensamentos.
Da mesma forma que o perfume suave emana continuamente de uma varinha de incenso, o perfume e o fulgor divino (aura Brâmica, magnética) emanam de um yogue que controlou seus pensamentos e que reside constantemente em Brahma ou no Infinito.
O fulgor e o perfume de seu rosto chama-se Brahma-Varchas. Quando você tem nas mãos um ramalhete de jasmins, rosas e flores champaka, o suave perfume espalha-se pela sala e é sentido por todos.
O mesmo acontece com o perfume ou fama e reputação (Yasas e Kirti) de um yogue que controlou seus pensamentos, pois ele se espalha a grandes distâncias. O yogue torna-se uma força cósmica.”

Sivananda, Swami.O poder do pensamento pela Ioga. Editora Pensamento. São Paulo:s.d.

* O texto acima foi uma sugestão amorosa do meu companheiro desta e de outras vidas aos leitores da Luz da Jurema. Gratidão Bru!

Nenhum comentário:

Postar um comentário