Mostrando postagens com marcador Reconstrução do ser. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Reconstrução do ser. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Por que devemos observar nossos pensamentos?

A TEORIA DAS CÉLULAS E O PENSAMENTO
 por Swami Sivananda


          “Uma célula é uma massa de protoplasma com um núcleo. É dotada de inteligência. Algumas células produzem secreção, outras excretam. As células dos testículos secretam o sêmen; as células dos rins excretam a urina. Certas células representam o papel de soldado. Defendem o corpo das investidas ou ataques de matérias venenosas estranhas ou de germes. Elas os digerem e os jogam fora. Certas células transportam os alimentos para os tecidos e os órgãos.
As células realizam seu trabalho sem o conhecimento consciente de nossa vontade. Suas atividades são controladas pelo sistema nervoso simpático. Estão em comunhão direta com a mente no cérebro.
Todo impulso da mente, todo pensamento, é transmitido às células. Estas são enormemente afetadas pelas várias condições ou estados de ânimo. Se na mente existir confusão, depressão e outras emoções e pensamentos negativos  estes serão transmitidos telegraficamente através dos nervos a cada célula no corpo. As células soldados  entram em pânico. Enfraquecem.  Ficam incapacitadas para executar corretamente suas funções. Tornam-se ineficientes.
Algumas pessoas pensam demais no corpo e não têm ideia do que seja o Eu, levam uma vida indisciplinada e desregrada, abarrotam o estômago de doces e de bolos, etc. Não dão descanso aos órgãos de digestão e de excreção. Sofrem de fraqueza e de moléstias. Os átomos,  moléculas e células em seus corpos produzem vibrações desarmoniosas e discordantes. Carecem de esperança, confiança, fé, serenidade e alegria. São infelizes. A força vital não está funcionando direito. O nível de sua vitalidade é baixo. Têm a mente cheia de medo, desespero, preocupação e ansiedade.”

O PENSAMENTO PRIMORDIAL E A CIÊNCIA MODERNA
O pensamento é a maior força na terra. O pensamento é a arma mais poderosa na estrutura de um yogue. O pensamento construtivo transforma, renova e edifica.
As possibilidades de longo alcance desta força foram desenvolvidas até a perfeição, de maneira exata, pelos antigos que dela fizeram um uso extraordinário.
Porque o pensamento é a força primordial que se encontra na origem e por trás de toda criação; a gênese de toda a criação fenomenológica foi concebida num único pensamento que surgiu na Mente Cósmica.
O mundo é a manifestação da Ideia Primordial. Este Primeiro Pensamento que se manifestou como uma vibração saindo da eterna Quietude da Essência Divina. Na terminologia clássica esta é a referência à Ichha, desejo do Hiranyagarbha, Alma Cósmica, que se originou como um Spandana ou vibração.
Essa vibração em nada se assemelha à rápida oscilação de partículas físicas, pois é algo infinitamente sutil, tão sutil a ponto de ser inconcebível para a mente normal.
Mas isso tornou claro que, em última análise, todas as forças são pura vibração. Depois de suas prolongadas pesquisas da natureza física externa, a ciência moderna chegou, ultimamente, a essa conclusão.

O RÁDIO E OS YOGUES RAROS
O rádio é um elemento raro; como ele são os yogues que controlam seus pensamentos.
Da mesma forma que o perfume suave emana continuamente de uma varinha de incenso, o perfume e o fulgor divino (aura Brâmica, magnética) emanam de um yogue que controlou seus pensamentos e que reside constantemente em Brahma ou no Infinito.
O fulgor e o perfume de seu rosto chama-se Brahma-Varchas. Quando você tem nas mãos um ramalhete de jasmins, rosas e flores champaka, o suave perfume espalha-se pela sala e é sentido por todos.
O mesmo acontece com o perfume ou fama e reputação (Yasas e Kirti) de um yogue que controlou seus pensamentos, pois ele se espalha a grandes distâncias. O yogue torna-se uma força cósmica.”

Sivananda, Swami.O poder do pensamento pela Ioga. Editora Pensamento. São Paulo:s.d.

* O texto acima foi uma sugestão amorosa do meu companheiro desta e de outras vidas aos leitores da Luz da Jurema. Gratidão Bru!

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

(Re)construindo-se com a Pedra Fundamental de Rudolf Steiner





O texto que se segue é de autoria de Rudolf Steiner, filósofo, educador, esoterista, mais um grande mestre, eu diria. Fundador da Sociedade Antroposófica, idealizador da Pedagogia Waldorf, Agricultura Biodinâmica, Medicina Antroposófica e Euritimia.
Os versos que levam o nome de Pedra Fundamental, cerimônia de colocação do primeiro pedaço de pedra sobre a fundação de uma construção a ser erguida, nos trazem pistas para a "produção" de um novo ser em nós. Tomei a liberdade de destacar alguns trechos que acredito ser de maior relevância para esta empreitada nada fácil, transmutar-se.
Procure desobstruir os ouvidos espirituais e os caminhos do coração para que estas palavras façam sentido não somente ao teu eu-personalidade, mas a todo teu ser.
 Luz!

Pedra Fundamental


Alma humana! / Tu vives nos membros do corpo, / que pelo mundo do espaço / levam-te à essência do mar espiritual! / Pratica o recordar do espírito. / Nas profundezas da alma, / onde no imperante / subsistir criador cósmico / o próprio eu / exsurge no eu divino; / e em verdade viverás / no ser cósmico humano.

Pois impera o Espírito Pai das alturas / nas profundezas cósmicas gerando o subsistir, / ó Espíritos-  Forças! (serafins, querubins, tronos!) / Deixai ressoar nas alturas / aquilo que nas profundezas acha o eco, / e que assim fala: Ex Deo Nascimur / é o que ouvem os espíritos /
a leste, oeste, norte, sul: / homens, queiram ouvi-lo!

Alma humana! / Tu vives no latejo do coração e pulmões, / que pelo ritmo dos tempos / conduz-te ao próprio sentir do ser anímico; / Pratica o meditar do espírito. / No equilíbirio da alma, / Onde em ondas, / Os atos evolutivos cósmicos / Reúnem / O próprio eu / Ao Eu cósmico; / E em verdade sentirás / No atuar anímico humano.

Pois impera a vontade do Christo na circunferência, / Nos ritmos cósmicos agraciando almas, / Ó Espíritos-Luz! (kiriotetes, dinameis, exusiai!) / Deixai inflamar pelo leste / aquilo que se forma por meio do oeste, / e que assim fala: In Christo Morimur. / É o que ouvem os espíritos / a leste, oeste, norte, sul: / Homens, queiram ouvi-lo!

Alma humana! / Tu vives na cabeça em repouso, / Que dos fundamentos da eternidade / Desvenda-te os pensamentos cósmicos! / Pratica o contemplar do espírito / Na calma dos pensamentos, / Onde as metas eternas dos Deuses / A luz da essência cósmica / Concedem / Ao próprio eu, / Para o livre querer; / E em verdade pensarás / Nos fundamentos espirituais humanos.

Pois imperam os pensamentos cósmicos do espírito / Na essência cósmica implorando luz. / Ó Espíritos-Almas (anjos, arcanjos arqueus!) / Deixai suplicar das profundezas / Aquilo que é atendido nas alturas, / e que assim fala: Per Spiritum Sanctum Reviscimus. /  É o que ouvem os espíritos / a leste, oeste, norte, sul: homens, queiram ouví-lo!


Na transição dos tempos, / Entrou a luz espiritual cósmica / No terrestre caudal dos seres; / Treva noturna / Deixara de imperar, / Clara luz diurna / Irradiou em almas humanas; / Luz / Que aquece / Os pobre corações de pastores; / Luz / Que ilumina / As sábias cabeças de reis / 

Luz-divinal, / Cristo-sol! / Aquece nossos corações; / Ilumina nossas cabeças; / Que seja para o bem / 
O que nós, / Pelos corações, queremos fundar; / O que nós, / Pelas cabeças, / Com meta segura queremos guiar.    


STEINER, Rudolf.
Dez.1923