"Penso noventa e nove vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada."
Albert Enstein
Técnica breve de 3 minutos de meditação
Opções de postura:
1. deitado de barriga para cima, pés e mãos descruzados ao lado do corpo, mãos voltadas para cima. Mão direita pode estar sobre o chakra cardíaco (centro do peito), enquanto a mão esquerda permanece ao lado do corpo e voltada para cima;
2. sentado em cadeira ou banco de assento firme, sentar-se na beirada da cadeira encontrado um ponto de equilíbrio para a cadeira não tombar para frente, isto é, nem muito na beirada (costas muito afastadas do encosto), nem muito perto do encosto. Não vamos utilizar o encosto para apoiar as costas. Pernas formando um ângulo de 90° em relação ao chão. Coluna alinhada e queixo ligeiramente recolhido;
3. pernas cruzadas, no chão, coluna alinhada, mãos sobre os joelhos, queixo ligeiramente recolhido.
Ou ainda...a qualquer momento, em qualquer postura confortável. No ônibus, na aula da faculdade, antes de dormir, no banho, ao acordar, caminhando.
Técnica:
- Se a situação lhe permitir, feche os olhos levemente, inspire profundamente contando três tempos, expire suavemente contando seis tempos. A princípio tente se concentrar somente no ar entrando e saindo, procure manter a mente focada na contagem e na observação da respiração.
(Surgiu um pensamento fora do contexto da meditação? Ok! Sem problemas...Deixe esse pensamento vir e continue focado na respiração e na contagem, não bloqueie os pensamentos, nem sinta-se ansioso porque está pensando em coisas que não tem a ver com a meditação, este é um momento de atenção somente a-tensão, negação da tensão, do conflito, é entrega. Deixa esse pensamento vir e deixa ele ir e chegar outro, se for o caso, o pensamento vai e vem, você permanece na respiração e na contagem do tempo.)
- Se quiser ter mais conforto na respiração, ao inspirar estufe suavemente a barriga e o peito, ao expirar contraia levemente ambos deixando o ar sair. Inspira - traz o ar para dentro de si, se impregne de vida, de ar. Expira - deixa o ar sair, sinta a ausência de vida.
Resumindo:
Inspira 1-2-3 enchendo o corpo de ar, barriga e peito cheio.
Expira 1-2-3-4-5-6 esvaziando o corpo, barriga e peito vazio. (Se 6 tempos for muito para você, tente 4 tempo, ou o que for mais confortável.)
Respiração totalmente nasal, se possível.
Sugestão: colocar uma música tranquila com duração de três minutos.
Dica: procure manter a mente atenta ao seu corpo, a respiração e a contagem do tempo (essa atenção não vai permitir que você durma) e o corpo relaxado. Se a princípio manter a coluna alinhada lhe causa dores, procure apoio de uma almofada, parede, encosto de cadeira. Para aprender a meditar não deixe que sensações físicas desagradáveis lhe roubem a paz.
P.S.: essa respiração completa para quem não está acostumado pode causar tontura, a qualquer sinal de desconforto com relação a respiração volte a respirar normalmente.
Boa sorte!

Nenhum comentário:
Postar um comentário