terça-feira, 17 de setembro de 2013

Deus desperte em mim

   Prabhu Ap Jago é um mantra da linhagem Sachcha, cuja tradução é "Deus desperte. Deus desperte em todos e em todos os lugares. Acabe com o jogo do sofrimento e traga o jogo da alegria". Este mantra chegou até mim quando assistia a um Satsang em que Prem Baba repetiu essas palavras.Fiquei curiosa e fui buscar no YouTube. 
   A princípio, quando ouvi este mantra pela primeira vez na versão que se segue não busquei a tradução nem a transcrição, apenas ouvi e procurei reproduzir do meu jeito, talvez esse exercício de audição tenha me colocado ainda mais em conexão com o som e, certamente, com o coração desses irmãos que cantam, tocam e vibram no vídeo e foi um encontro tão lindo... Cantei de todo o meu coração e parece que de alguma forma o meu Ser sabia o que estava cantando, pois é exatamente isso o que vinha pedindo há aproximadamente seis anos. Quando vi a tradução foi como se alguém tivesse me dado um abraço muito apertado e me dito: "Eu voltei".
   Por tudo isso...eu sinto profunda gratidão a todos que sem saber me ajudaram nesse encontro e, com certeza, promoverão muito outros encontros. Muito obrigada =)


domingo, 15 de setembro de 2013

Ascensão - I

As chaves e os pré-requisitos fundamentais para o seu caminho espiritual


          “Atravessamos neste momento uma das épocas mais cruciais da história da humanidade. Sempre que termina um ciclo de dois mil anos, tal como hoje acontece com a conclusão da Era de Peixes (iniciada com a missão de Jesus na Galileia), as “portas do céu” abrem-se e um grande ímpeto de Luz e de oportunidades é concedido aos homens. Neste início da Era de Aquário, a Grande Fraternidade Branca comunica à humanidade os Ensinamentos e as revelações correspondentes à dispensação dos próximos dois mil anos.
Vejamos, então, quais as chaves e os pré-requisitos fundamentais para o seu Caminho Espiritual:

1. A Lei do Carma, que é também conhecida pela Lei do Círculo, diz-nos que tudo aquilo que nós pensamos e fazemos causa um efeito que mais tarde ou mais cedo nos virá ‘bater à porta’.

2. O presente é o resultado das nossas ações passadas, assim como o futuro será também o resultado daquilo que construirmos.

3. O carma é nosso instrutor.

4. É possível transmutar o carma negativo.

5. É possível equilibrar carma negativo por meio do serviço que se prestar à vida.

6. É possível transmutar carma muito mais depressa se invocar diariamente a Chama Violeta.

7. Poderá reunir-se com a sua Presença do EU SOU por intermédio do ritual da Ascensão.

8. Para fazer a ascensão é preciso transmutar pelo menos 51% do carma contraído em todas as suas encarnações – 51% das energias que constituem as suas dívidas para com a vida. Em períodos normais da evolução da humanidade, a Lei exige que o indivíduo expie ou transmute 100% do seu carma (por meio de boas obras e, se possível, da Chama Violeta) no plano da Matéria, para poder fazer a sua Ascensão – isto é, a totalidade das energias mal aplicadas desde a sua primeira encarnação na Terra. Nos anos 30 deste século, porém, os Senhores do Carma concederam às almas de Luz que evoluem neste planeta uma dispensação extraordinária (não sabemos por quanto tempo), permitindo-lhe ascender à Presença do EU SOU no plano espiritual, desde que pelo menos 51% do seu carma (e não 100%) esteja consumido. Esta dispensação e da Chama Violeta são uma oportunidade única de superarmos a roda do nascimento e da morte numa questão de poucas décadas, se assim o quisermos, e de prestarmos, como membros ascensos da Grande Fraternidade Branca, uma ajuda infinitamente  mais eficaz para elevação do planeta inteiro. A dispensação dos 51% e da Chama Violeta são tanto mais importantes que, dada a enorme concentração de carma coletivo na atmosfera da Terra nestas últimas décadas do século XX, a transmutação de 100% do carma pessoal no plano da Matéria, por um indivíduo que não use esta Chama, seria extraordinariamente difícil.

9. Outro pré-requisito fundamental para a Ascensão é que o indivíduo cumpra seu ‘dharma’, isto é, o seu dever, a sua missão, a razão da sua vinda à Terra. Todo ser humano tem uma missão a cumprir na vida, para a qual é preparado em níveis interiores antes de nascer. Cada alma é um aspecto único do cristal multifacetado da Mente de Deus e tem, por isso, uma missão na vida que só ela pode cumprir. Nem sempre se trata de uma missão que vai ser conhecida em todo o mundo, mas é sempre a que mais contribui para a evolução harmoniosa da alma e para a transmutação do seu carma. Para uns, essa missão é no domínio das artes – como no caso de Beethoven, que incluiu nas suas sinfonias determinadas chaves musicais altamente benéficas para a espiritualização da humanidade e para a expansão da causa da liberdade neste planeta. Para outros, o ‘dharma’ é ser médico, enfermeiro, carpinteiro, mãe de família, etc.

10. Pode apelar ao Arcanjo Miguel para proteger você no seu Caminho Espiritual, assim como aos seus familiares e amigos.

11. A Ciência da Palavra Falada é a chave para a sua mestria pessoal.

Nem todas as Ascensões podem ser observadas com os sentidos físicos. A Ascensão só é feita diretamente do plano físico quando o indivíduo ascende com todo o seu carma transmutado (caso da ascensão pública de Jesus Cristo). Se houver ainda algum carma por transmutar, a alma ascende do plano etérico – frequentemente do Templo da Ascensão, situado por cima de Luxor, no Egito. Neste último caso, o corpo visível não acompanha a alma na espiral da Ascensão. Cada vez que uma alma ascende à Presença de Deus, o planeta inteiro é banhado em Luz. Na verdade, uma das condições para que a Terra continue a existir é que pelo menos uma alma consiga ascender ao EU SOU em cada ano.
          É bom saber que temos os Mestres Ascensos, Seres Cósmicos, os Anjos e os Arcanjos, os nossos amigos no céu, prontos e desejosos de nos ajudar a alcançar não só uma vida espiritual com maior contato com Deus, mas também de nos ajudar a cumprir a nossa missão na Terra, o nosso Plano Divino e obtermos a nossa Ascensão. Talvez você já tenha sentido a presença cheia de Amor de um Mestre perto de si, dando-lhe esperança, ou sentiu uma mão guiá-lo revelando-lhe o passo seguinte na sua caminhada, ou ouviu uma voz que o avisou de perigo, mas talvez tivesse pensado que os seres imortais estão em qualquer outro lado. De fato, eles têm estado sempre conosco trazendo-nos orientação, ensinamentos e conforto. A mensagem deles para si é esta: você pode obter maior contato com estes mestres, e pode também encontrar sua união com Deus. E é por meio da Ciência da Palavra Falada que, ao recitarmos as suas palavras, nós temos muito maior acesso a sua proteção, direção e bênçãos. Assim, tudo é possível quando temos grandes amigos. Os Mestres Ascensos, com o exemplo da sua vitória, deixaram-nos a todos uma afirmação irrefutável da capacidade humana de poder cumprir o seu destino cósmico: ‘Aquilo que um homem fez, também outros podem fazer’.
          A ascensão constitui, na realidade, a meta suprema da vida neste planeta, e a melhor contribuição que cada homem pode dar para o progresso espiritual da humanidade e para o advento da Idade de Ouro.”

PROPHET, Elizabeth Clare. Chaves para o seu Progresso Espiritual: carma reencarnação e o caminho espiritual. Notas compiladas por Isabel Lopes, a partir dos Ensinamentos divulgados pela autora. Summit Light House do Brasil, 2005.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Começando a meditar

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada."
Albert Enstein



Técnica breve de 3 minutos de meditação

Opções de postura: 
1. deitado de barriga para cima, pés e mãos descruzados ao lado do corpo, mãos voltadas para cima. Mão direita pode estar sobre o chakra cardíaco (centro do peito), enquanto a mão esquerda permanece ao lado do corpo e voltada para cima;
2. sentado em cadeira ou banco de assento firme, sentar-se na beirada da cadeira encontrado um ponto de equilíbrio para a cadeira não tombar para frente, isto é, nem muito na beirada (costas muito afastadas do encosto), nem muito perto do encosto. Não vamos utilizar o encosto para apoiar as costas. Pernas formando um ângulo de 90° em relação ao chão. Coluna alinhada e queixo ligeiramente recolhido;
3. pernas cruzadas, no chão, coluna alinhada, mãos sobre os joelhos, queixo ligeiramente recolhido.

Ou ainda...a qualquer momento, em qualquer postura confortável. No ônibus, na aula da faculdade, antes de dormir, no banho, ao acordar, caminhando.

Técnica:
- Se a situação lhe permitir, feche os olhos levemente, inspire profundamente contando três tempos, expire suavemente contando seis tempos. A princípio tente se concentrar somente no ar entrando e saindo, procure manter a mente focada na contagem e na observação da respiração. 
(Surgiu um pensamento fora do contexto da meditação? Ok! Sem problemas...Deixe esse pensamento vir e continue focado na respiração e na contagem, não bloqueie os pensamentos, nem sinta-se ansioso porque está pensando em coisas que não tem a ver com a meditação, este é um momento de atenção somente a-tensão, negação da tensão, do conflito, é entrega. Deixa esse pensamento vir e deixa ele ir e chegar outro, se for o caso, o pensamento vai e vem, você permanece na respiração e na contagem do tempo.)
- Se quiser ter mais conforto na respiração, ao inspirar estufe suavemente a barriga e o peito, ao expirar contraia levemente ambos deixando o  ar sair. Inspira - traz o ar para dentro de si, se impregne de vida, de ar. Expira - deixa o ar sair, sinta a ausência de vida.

Resumindo:
Inspira 1-2-3 enchendo o corpo de ar, barriga e peito cheio.
Expira 1-2-3-4-5-6 esvaziando o corpo, barriga e peito vazio. (Se 6 tempos for muito para você, tente 4 tempo, ou o que for mais confortável.)
Respiração totalmente nasal, se possível.

Sugestão: colocar uma música tranquila com duração de três minutos.

Dica: procure manter a mente atenta ao seu corpo, a respiração e a contagem do tempo (essa atenção não vai permitir que você durma) e o corpo relaxado. Se a princípio manter a coluna alinhada lhe causa dores, procure apoio de uma almofada, parede, encosto de cadeira. Para aprender a meditar não deixe que sensações físicas desagradáveis lhe roubem a paz.

P.S.: essa respiração completa para quem não está acostumado pode causar tontura, a qualquer sinal de desconforto com relação a respiração volte a respirar normalmente.




Boa sorte!



quarta-feira, 11 de setembro de 2013

terça-feira, 10 de setembro de 2013

PROCURA-SE COMPANHEIROS DE CAMINHADA


Meus irmãos de caminhada,
respeitosas reverências!

Antes de dar continuidade às postagens do blog, sinto a necessidade de expor, ainda que de maneira breve, minha visão com relação à espiritualidade e definir com um pouquinho mais de rigor a que se propõe este espaço virtual.
Primeiramente, vale a pena dizer que o conteúdo aqui disponibilizado é sempre lido e experimentado por mim antes de ser recomendado, ou seja, absolutamente tudo que está aqui eu li, pesquisei, ouvi, assisti e só compartilhei porque, sendo material teórico, fez sentido para mim e sendo material prático (técnicas, exercícios, mantras) surtiu efeito positivo na minha vida pessoal.  Não seria sincero comigo, nem convosco “pregar fé que não professo”. O fato de ter funcionado para mim não quer dizer que funcionará para você.  Óbvio!  Mas isso só será descoberto se você se propor a tentar de coração livre o que sugiro, o que significa não-julgamento nem para consigo, nem para com as sugestões. Por exemplo, existe uma técnica maravilhosa de autoconhecimento, cura, introspecção e concentração chamada Jornada Xamânica,  que é simplesmente você se permitir um passeio consciente a outras realidades, seja para buscar uma resposta a uma questão/situação que esteja lhe afligindo, ou apenas recuperar a energia dispensada nos compromissos do dia-a-dia, enfim, pode ter propósitos variados. Quando falo da jornada para pessoas próximas a primeira coisa que escuto é: “Ah, mas eu não vou conseguir”. Bom...se antes de se permitir já foi criada uma crença limitante e erguida a Muralha da China, barreiras que sabemos ser puramente mentais, as chances já estão bastante reduzidas. Em tom de brincadeira respondo: “Ah, é verdade, não vai mesmo. Sua jornada acabou antes mesmo de começar”. Preconceito duplo, consigo mesmo e com a prática.
É possível que algumas pessoas tenham mais facilidade para mentalizar, concentrar, imaginar situações, meditar, e outras menos e tudo bem que seja assim! Estamos aqui para expandir nossas condições de possibilidade ou para estrangular? Ter consciência de que uma técnica é mais árdua para você é ótimo, no entanto, permitir que isso se torne uma crença que te limita é terrível. Enquanto está lendo este artigo está também se lembrando das limitações mentais que criou em sua vida? Se sim, legal! Mas faça isso com toda honestidade, sem boicote. Se não, tá aí uma oportunidade para fazê-lo.
Luz da Jurema é uma proposta terapêutica, antes de tudo para mim, pois acreditem,  sou a pessoa mais necessitada de todos esses ensinamentos e por isso fui buscá-los. Compartilhar, como diz uma amiga querida, é divino! E é mesmo. Saber que não estou sozinha na minha caminhada em busca de luz é bom pra mim, me dá força para seguir.  E é terapêutico também para quem estiver na mesma busca ou em busca nenhuma, mas se sentir acalentado pela energia desse lugar, mesmo que seja virtual.
Por que sentimos tanto medo??? Eu luto com isso diariamente. Expor a minha visão de mundo aqui, compartilhar, estar em contato com outros seres é difícil para mim que fui criada na cultura do medo, sou extremamente reservada (um jeito gracioso de dizer que sou fechada), mais um motivo pelo qual o blog me ajuda. Além de ser bom para mim, desejo que seja bom para outros e que possamos cada vez mais superar o que nos mantém cativos no medo, no vício, no ego, na mentira, na culpa. No falso discurso que fizeram de nós e do mundo e que por vários motivos, acreditamos e tomamos como coisa nossa, mas não é. Expansão já! Todos os seres, independentemente de seus carmas, têm a possibilidade de ter uma vida interna mais digna, plena de paz e boas vibrações, mas é preciso buscar. Quando decidir dê adeus aquele “eguinho” preguiçoso, inimigo número um de quem quer evoluir.
Apesar dos assuntos que pesquiso possuírem caráter metafísico (meta=além, physis=natureza, mundo físico), eu procuro usar o crivo da razão também para selecionar o que publico, é sempre bom não perder totalmente esse critério. Os autores que pesquiso são reconhecidos intelectualmente, além de espiritualmente, portanto, não tem nada aqui que seja mero “achismo” ou como dizem de modo pejorativo “coisa de bicho-grilo”,  é tudo bem sério quanto a qualidade literária e produção filosófica. Meus colegas de Academia que me perdoem, mas não foram só os austríacos, franceses e alemães que produziram boa filosofia. Os Vedas estão aí e não me deixam mentir.
A minha visão com relação ao divino é espiritual e não religiosa. Por que? Pensando com a Antroposofia, acredito que desde eras remotas estamos em um processo de crescimento e  passamos por estágios diversos enquanto vida. Somos seres espirituais, não há ninguém encarnado que não seja corpo-espírito ao mesmo tempo, e se somos espírito também não existe a possibilidade de não estarmos, em diferentes graus de consciência,  conectados a Fonte Espiritual Suprema, portanto, não há necessidade de se religar a nada e nem a ninguém, consequentemente, não há necessidade de religião, que tem o propósito de nos ligar novamente a Fonte, religião/religare.  A conexão entre os seres e o divino já existe, o que falta é desvelar, trazer à luz, criar condição para que essa ligação se faça mais forte. Como fazer isso? Existem mil caminhos, e cada um trilhará o que melhor lhe couber de acordo com a sua vibração.  Sinto afinidade com a espiritualidade luminosa presente em várias fés, não se trata de religião e sim de sintonia. Dentro de cada caminho espiritual há diferentes níveis e frequências vibratórias, por isso, não faz sentido dizer, eu não suporto tal religião, por que dentro de cada religião existem vibrações diferentes e pode ser que alguma combine com a sua “vibe” pessoal. 
Existem lindos louvores evangélicos, com mensagens transmitidas por alguém que em algum momento conseguiu se conectar fortemente a Fonte divina, com toda certeza vou compartilhar aqui quando achar necessário, sem crise. Luz é luz, poxa vida! Se agarrar em rótulos, só conseguir enxergar a superfície sem refletir mais profundamente é crença limitante, é nocivo. Por que não expandir?
Tendo falado do que busco e acredito, acho importante fazer o caminho inverso e falar do que não busco aqui no blog. Compartilhar é divino, pensar-com é delicioso, ganhar parceiros de caminhada, interlocutores, amigos quem sabe,  mas seguidores cegos não. PROCURO PARCEIROS DE JORNADA, este é meu anuncio, e não discípulos, nem tenho “cacife” para isso. Portanto, ao ler o blog seja crítico e não cricri, seja um companheiro, um aliado e não um fanático, de mentalidade de rebanho já basta a sociedade em que vivemos. Que possamos inaugurar uma relação nova e sair da ordem do dia.
Que assim seja e haja luz! AHO!


   






sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Guru Stotra

       Guru Stotra é uma prece emocionante que nos conecta com vibrações de profundo amor, devoção, gratidão e entrega. É cantada para saudar o mestre espiritual que nos iniciou no caminho da iluminação, se ainda não temos um Guru, podemos mesmo assim ouvir com o coração e saudar ao Grande Mistério, a Deus, ao Grande Sol Central, Aquele que nos guia.

 Namastê!



Gayatri vocalizado por Sri Prem Baba

    Este é o mantra que Sri Prem Baba nos aconselha a ouvir todos os dias para que possamos entrar na sintonia do Amor. Vale a pena!

Tradução:

"Em todos os três mundos, terrestre, astral e celestial, que possamos meditar sobre o esplendor daquele sol divino que nos ilumina. Que toda luz dourada acalente nosso entendimento e nos guia na jornada para a morada sagrada."


Que nossa caminhada seja bonita...