Prabhu Ap Jago é um mantra da linhagem Sachcha, cuja tradução é "Deus desperte. Deus desperte em todos e em todos os lugares. Acabe com o jogo do sofrimento e traga o jogo da alegria". Este mantra chegou até mim quando assistia a um Satsang em que Prem Baba repetiu essas palavras.Fiquei curiosa e fui buscar no YouTube.
A princípio, quando ouvi este mantra pela primeira vez na versão que se segue não busquei a tradução nem a transcrição, apenas ouvi e procurei reproduzir do meu jeito, talvez esse exercício de audição tenha me colocado ainda mais em conexão com o som e, certamente, com o coração desses irmãos que cantam, tocam e vibram no vídeo e foi um encontro tão lindo... Cantei de todo o meu coração e parece que de alguma forma o meu Ser sabia o que estava cantando, pois é exatamente isso o que vinha pedindo há aproximadamente seis anos. Quando vi a tradução foi como se alguém tivesse me dado um abraço muito apertado e me dito: "Eu voltei".
Por tudo isso...eu sinto profunda gratidão a todos que sem saber me ajudaram nesse encontro e, com certeza, promoverão muito outros encontros. Muito obrigada =)
terça-feira, 17 de setembro de 2013
domingo, 15 de setembro de 2013
Ascensão - I
As
chaves e os pré-requisitos fundamentais para o seu caminho espiritual
“Atravessamos
neste momento uma das épocas mais cruciais da história da humanidade. Sempre
que termina um ciclo de dois mil anos, tal como hoje acontece com a conclusão
da Era de Peixes (iniciada com a missão de Jesus na Galileia), as “portas do
céu” abrem-se e um grande ímpeto de Luz e de oportunidades é concedido aos
homens. Neste início da Era de Aquário, a Grande Fraternidade Branca comunica à
humanidade os Ensinamentos e as revelações correspondentes à dispensação dos
próximos dois mil anos.
Vejamos, então, quais as chaves e os pré-requisitos
fundamentais para o seu Caminho Espiritual:
1. A Lei do Carma, que é também conhecida
pela Lei do Círculo, diz-nos que tudo aquilo que nós pensamos e fazemos causa
um efeito que mais tarde ou mais cedo nos virá ‘bater à porta’.
2. O presente é o resultado das nossas
ações passadas, assim como o futuro será também o resultado daquilo que
construirmos.
3. O carma é nosso instrutor.
4. É possível transmutar o carma
negativo.
5. É possível equilibrar carma negativo
por meio do serviço que se prestar à vida.
6. É possível transmutar carma muito mais
depressa se invocar diariamente a Chama Violeta.
7. Poderá reunir-se com a sua Presença do
EU SOU por intermédio do ritual da Ascensão.
8. Para fazer a ascensão é preciso
transmutar pelo menos 51% do carma contraído em todas as suas encarnações – 51%
das energias que constituem as suas dívidas para com a vida. Em períodos
normais da evolução da humanidade, a Lei exige que o indivíduo expie ou
transmute 100% do seu carma (por meio de boas obras e, se possível, da Chama
Violeta) no plano da Matéria, para poder fazer a sua Ascensão – isto é, a
totalidade das energias mal aplicadas desde a sua primeira encarnação na Terra.
Nos anos 30 deste século, porém, os Senhores do Carma concederam às almas de
Luz que evoluem neste planeta uma dispensação extraordinária (não sabemos por
quanto tempo), permitindo-lhe ascender à Presença do EU SOU no plano
espiritual, desde que pelo menos 51% do seu carma (e não 100%) esteja
consumido. Esta dispensação e da Chama Violeta são uma oportunidade única de
superarmos a roda do nascimento e da morte numa questão de poucas décadas, se
assim o quisermos, e de prestarmos, como membros ascensos da Grande
Fraternidade Branca, uma ajuda infinitamente mais eficaz para elevação do planeta inteiro.
A dispensação dos 51% e da Chama Violeta são tanto mais importantes que, dada a
enorme concentração de carma coletivo na atmosfera da Terra nestas últimas
décadas do século XX, a transmutação de 100% do carma pessoal no plano da
Matéria, por um indivíduo que não use esta Chama, seria extraordinariamente difícil.
9. Outro pré-requisito fundamental para a
Ascensão é que o indivíduo cumpra seu ‘dharma’, isto é, o seu dever, a sua
missão, a razão da sua vinda à Terra. Todo ser humano tem uma missão a cumprir
na vida, para a qual é preparado em níveis interiores antes de nascer. Cada
alma é um aspecto único do cristal multifacetado da Mente de Deus e tem, por
isso, uma missão na vida que só ela pode cumprir. Nem sempre se trata de uma
missão que vai ser conhecida em todo o mundo, mas é sempre a que mais contribui
para a evolução harmoniosa da alma e para a transmutação do seu carma. Para
uns, essa missão é no domínio das artes – como no caso de Beethoven, que
incluiu nas suas sinfonias determinadas chaves musicais altamente benéficas
para a espiritualização da humanidade e para a expansão da causa da liberdade
neste planeta. Para outros, o ‘dharma’ é ser médico, enfermeiro, carpinteiro,
mãe de família, etc.
10. Pode apelar ao Arcanjo Miguel para
proteger você no seu Caminho Espiritual, assim como aos seus familiares e
amigos.
11. A Ciência da Palavra Falada é a chave
para a sua mestria pessoal.
Nem
todas as Ascensões podem ser observadas com os sentidos físicos. A Ascensão só
é feita diretamente do plano físico quando o indivíduo ascende com todo o seu
carma transmutado (caso da ascensão pública de Jesus Cristo). Se houver ainda
algum carma por transmutar, a alma ascende do plano etérico – frequentemente do
Templo da Ascensão, situado por cima de Luxor, no Egito. Neste último caso, o
corpo visível não acompanha a alma na espiral da Ascensão. Cada vez que uma alma
ascende à Presença de Deus, o planeta inteiro é banhado em Luz. Na verdade, uma
das condições para que a Terra continue a existir é que pelo menos uma alma
consiga ascender ao EU SOU em cada ano.
É
bom saber que temos os Mestres Ascensos, Seres Cósmicos, os Anjos e os
Arcanjos, os nossos amigos no céu, prontos e desejosos de nos ajudar a alcançar
não só uma vida espiritual com maior contato com Deus, mas também de nos ajudar
a cumprir a nossa missão na Terra, o nosso Plano Divino e obtermos a nossa
Ascensão. Talvez você já tenha sentido a presença cheia de Amor de um Mestre
perto de si, dando-lhe esperança, ou sentiu uma mão guiá-lo revelando-lhe o
passo seguinte na sua caminhada, ou ouviu uma voz que o avisou de perigo, mas
talvez tivesse pensado que os seres imortais estão em qualquer outro lado. De
fato, eles têm estado sempre conosco trazendo-nos orientação, ensinamentos e
conforto. A mensagem deles para si é esta: você pode obter maior contato com
estes mestres, e pode também encontrar sua união com Deus. E é por meio da
Ciência da Palavra Falada que, ao recitarmos as suas palavras, nós temos muito
maior acesso a sua proteção, direção e bênçãos. Assim, tudo é possível quando
temos grandes amigos. Os Mestres Ascensos, com o exemplo da sua vitória,
deixaram-nos a todos uma afirmação irrefutável da capacidade humana de poder
cumprir o seu destino cósmico: ‘Aquilo
que um homem fez, também outros podem fazer’.
A
ascensão constitui, na realidade, a meta suprema da vida neste planeta, e a
melhor contribuição que cada homem pode dar para o progresso espiritual da
humanidade e para o advento da Idade de Ouro.”
PROPHET, Elizabeth Clare. Chaves para o
seu Progresso Espiritual: carma reencarnação e o caminho espiritual. Notas
compiladas por Isabel Lopes, a partir dos Ensinamentos divulgados pela autora.
Summit Light House do Brasil, 2005.
sexta-feira, 13 de setembro de 2013
Começando a meditar
"Penso noventa e nove vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada."
Albert Enstein
Técnica breve de 3 minutos de meditação
Opções de postura:
1. deitado de barriga para cima, pés e mãos descruzados ao lado do corpo, mãos voltadas para cima. Mão direita pode estar sobre o chakra cardíaco (centro do peito), enquanto a mão esquerda permanece ao lado do corpo e voltada para cima;
2. sentado em cadeira ou banco de assento firme, sentar-se na beirada da cadeira encontrado um ponto de equilíbrio para a cadeira não tombar para frente, isto é, nem muito na beirada (costas muito afastadas do encosto), nem muito perto do encosto. Não vamos utilizar o encosto para apoiar as costas. Pernas formando um ângulo de 90° em relação ao chão. Coluna alinhada e queixo ligeiramente recolhido;
3. pernas cruzadas, no chão, coluna alinhada, mãos sobre os joelhos, queixo ligeiramente recolhido.
Ou ainda...a qualquer momento, em qualquer postura confortável. No ônibus, na aula da faculdade, antes de dormir, no banho, ao acordar, caminhando.
Técnica:
- Se a situação lhe permitir, feche os olhos levemente, inspire profundamente contando três tempos, expire suavemente contando seis tempos. A princípio tente se concentrar somente no ar entrando e saindo, procure manter a mente focada na contagem e na observação da respiração.
(Surgiu um pensamento fora do contexto da meditação? Ok! Sem problemas...Deixe esse pensamento vir e continue focado na respiração e na contagem, não bloqueie os pensamentos, nem sinta-se ansioso porque está pensando em coisas que não tem a ver com a meditação, este é um momento de atenção somente a-tensão, negação da tensão, do conflito, é entrega. Deixa esse pensamento vir e deixa ele ir e chegar outro, se for o caso, o pensamento vai e vem, você permanece na respiração e na contagem do tempo.)
- Se quiser ter mais conforto na respiração, ao inspirar estufe suavemente a barriga e o peito, ao expirar contraia levemente ambos deixando o ar sair. Inspira - traz o ar para dentro de si, se impregne de vida, de ar. Expira - deixa o ar sair, sinta a ausência de vida.
Resumindo:
Inspira 1-2-3 enchendo o corpo de ar, barriga e peito cheio.
Expira 1-2-3-4-5-6 esvaziando o corpo, barriga e peito vazio. (Se 6 tempos for muito para você, tente 4 tempo, ou o que for mais confortável.)
Respiração totalmente nasal, se possível.
Sugestão: colocar uma música tranquila com duração de três minutos.
Dica: procure manter a mente atenta ao seu corpo, a respiração e a contagem do tempo (essa atenção não vai permitir que você durma) e o corpo relaxado. Se a princípio manter a coluna alinhada lhe causa dores, procure apoio de uma almofada, parede, encosto de cadeira. Para aprender a meditar não deixe que sensações físicas desagradáveis lhe roubem a paz.
P.S.: essa respiração completa para quem não está acostumado pode causar tontura, a qualquer sinal de desconforto com relação a respiração volte a respirar normalmente.
Boa sorte!
quarta-feira, 11 de setembro de 2013
terça-feira, 10 de setembro de 2013
PROCURA-SE COMPANHEIROS DE CAMINHADA
Meus irmãos de caminhada,
respeitosas reverências!
Antes de dar continuidade às
postagens do blog, sinto a necessidade de expor, ainda que de maneira breve,
minha visão com relação à espiritualidade e definir com um pouquinho mais de
rigor a que se propõe este espaço virtual.
Primeiramente, vale a pena
dizer que o conteúdo aqui disponibilizado é sempre lido e experimentado por mim
antes de ser recomendado, ou seja, absolutamente tudo que está aqui eu li, pesquisei,
ouvi, assisti e só compartilhei porque, sendo material teórico, fez sentido
para mim e sendo material prático (técnicas, exercícios, mantras) surtiu efeito
positivo na minha vida pessoal. Não
seria sincero comigo, nem convosco “pregar fé que não professo”. O fato de ter
funcionado para mim não quer dizer que funcionará para você. Óbvio! Mas isso só será descoberto se você se propor
a tentar de coração livre o que sugiro, o que significa não-julgamento nem para
consigo, nem para com as sugestões. Por exemplo, existe uma técnica maravilhosa
de autoconhecimento, cura, introspecção e concentração chamada Jornada Xamânica, que é simplesmente você se permitir um
passeio consciente a outras realidades, seja para buscar uma resposta a uma
questão/situação que esteja lhe afligindo, ou apenas recuperar a energia
dispensada nos compromissos do dia-a-dia, enfim, pode ter propósitos variados.
Quando falo da jornada para pessoas próximas a primeira coisa que escuto é:
“Ah, mas eu não vou conseguir”. Bom...se antes de se permitir já foi criada uma
crença limitante e erguida a Muralha da China, barreiras que sabemos ser
puramente mentais, as chances já estão bastante reduzidas. Em tom de
brincadeira respondo: “Ah, é verdade, não vai mesmo. Sua jornada acabou antes
mesmo de começar”. Preconceito duplo, consigo mesmo e com a prática.
É possível que algumas
pessoas tenham mais facilidade para mentalizar, concentrar, imaginar situações,
meditar, e outras menos e tudo bem que seja assim! Estamos aqui para expandir
nossas condições de possibilidade ou para estrangular? Ter consciência de que
uma técnica é mais árdua para você é ótimo, no entanto, permitir que isso se
torne uma crença que te limita é terrível. Enquanto está lendo este artigo está
também se lembrando das limitações mentais que criou em sua vida? Se sim,
legal! Mas faça isso com toda honestidade, sem boicote. Se não, tá aí uma
oportunidade para fazê-lo.
Luz
da Jurema é uma proposta terapêutica, antes de tudo para mim, pois
acreditem, sou a pessoa mais necessitada
de todos esses ensinamentos e por isso fui buscá-los. Compartilhar, como diz
uma amiga querida, é divino! E é mesmo. Saber que não estou sozinha na minha
caminhada em busca de luz é bom pra mim, me dá força para seguir. E é terapêutico também para quem estiver na
mesma busca ou em busca nenhuma, mas se sentir acalentado pela energia desse lugar,
mesmo que seja virtual.
Por que sentimos tanto
medo??? Eu luto com isso diariamente. Expor a minha visão de mundo aqui,
compartilhar, estar em contato com outros seres é difícil para mim que fui
criada na cultura do medo, sou extremamente reservada (um jeito gracioso de
dizer que sou fechada), mais um motivo pelo qual o blog me ajuda. Além de ser
bom para mim, desejo que seja bom para outros e que possamos cada vez mais
superar o que nos mantém cativos no medo, no vício, no ego, na mentira, na
culpa. No falso discurso que fizeram de nós e do mundo e que por vários
motivos, acreditamos e tomamos como coisa nossa, mas não é. Expansão já! Todos
os seres, independentemente de seus carmas, têm a possibilidade de ter uma vida
interna mais digna, plena de paz e boas vibrações, mas é preciso buscar. Quando
decidir dê adeus aquele “eguinho” preguiçoso, inimigo número um de quem quer
evoluir.
Apesar dos assuntos que
pesquiso possuírem caráter metafísico (meta=além, physis=natureza, mundo
físico), eu procuro usar o crivo da razão também para selecionar o que publico,
é sempre bom não perder totalmente esse critério. Os autores que pesquiso são
reconhecidos intelectualmente, além de espiritualmente, portanto, não tem nada
aqui que seja mero “achismo” ou como dizem de modo pejorativo “coisa de bicho-grilo”,
é tudo bem sério quanto a qualidade
literária e produção filosófica. Meus colegas de Academia que me perdoem, mas
não foram só os austríacos, franceses e alemães que produziram boa filosofia.
Os Vedas estão aí e não me deixam mentir.
A minha visão com relação ao
divino é espiritual e não religiosa. Por que? Pensando com a Antroposofia,
acredito que desde eras remotas estamos em um processo de crescimento e passamos por estágios diversos enquanto vida.
Somos seres espirituais, não há ninguém encarnado que não seja corpo-espírito
ao mesmo tempo, e se somos espírito também não existe a possibilidade de não
estarmos, em diferentes graus de consciência,
conectados a Fonte Espiritual Suprema, portanto, não há necessidade de se
religar a nada e nem a ninguém, consequentemente, não há necessidade de
religião, que tem o propósito de nos ligar novamente a Fonte, religião/religare.
A conexão entre os seres e o divino já
existe, o que falta é desvelar, trazer à luz, criar condição para que essa
ligação se faça mais forte. Como fazer isso? Existem mil caminhos, e cada um
trilhará o que melhor lhe couber de acordo com a sua vibração. Sinto afinidade com a espiritualidade
luminosa presente em várias fés, não se trata de religião e sim de sintonia.
Dentro de cada caminho espiritual há diferentes níveis e frequências
vibratórias, por isso, não faz sentido dizer, eu não suporto tal religião, por
que dentro de cada religião existem vibrações diferentes e pode ser que alguma
combine com a sua “vibe” pessoal.
Existem lindos louvores
evangélicos, com mensagens transmitidas por alguém que em algum momento
conseguiu se conectar fortemente a Fonte divina, com toda certeza vou
compartilhar aqui quando achar necessário, sem crise. Luz é luz, poxa vida! Se
agarrar em rótulos, só conseguir enxergar a superfície sem refletir mais
profundamente é crença limitante, é nocivo. Por que não expandir?
Tendo falado do que busco e
acredito, acho importante fazer o caminho inverso e falar do que não busco aqui
no blog. Compartilhar é divino, pensar-com é delicioso, ganhar parceiros de
caminhada, interlocutores, amigos quem sabe,
mas seguidores cegos não. PROCURO PARCEIROS DE JORNADA, este é meu
anuncio, e não discípulos, nem tenho “cacife” para isso. Portanto, ao ler o
blog seja crítico e não cricri, seja um companheiro, um aliado e não um fanático,
de mentalidade de rebanho já basta a sociedade em que vivemos. Que possamos
inaugurar uma relação nova e sair da ordem do dia.
Que
assim seja e haja luz! AHO!
sexta-feira, 6 de setembro de 2013
Guru Stotra
Guru Stotra é uma prece emocionante que nos conecta com vibrações de profundo amor, devoção, gratidão e entrega. É cantada para saudar o mestre espiritual que nos iniciou no caminho da iluminação, se ainda não temos um Guru, podemos mesmo assim ouvir com o coração e saudar ao Grande Mistério, a Deus, ao Grande Sol Central, Aquele que nos guia.
Namastê!
Gayatri vocalizado por Sri Prem Baba
Este é o mantra que Sri Prem Baba nos aconselha a ouvir todos os dias para que possamos entrar na sintonia do Amor. Vale a pena!
Tradução:
Tradução:
"Em todos os três mundos, terrestre, astral e celestial, que possamos meditar sobre o esplendor daquele sol divino que nos ilumina. Que toda luz dourada acalente nosso entendimento e nos guia na jornada para a morada sagrada."
Que nossa caminhada seja bonita...


